Abril Azul: Mês de Conscientização ao Autismo
02 de Abril de 2024
Â
Â
Um dos diagnósticos que mais aumentou nos últimos anos. Sendo considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por comprometimento da interação social, o Autismo faz relação à comunicação verbal e não verbal como também a um comportamento restrito e repetitivo.Â
Conhecido também por TEA (Transtorno do Espectro Autista), é um distúrbio que se manifesta, na maioria das vezes, no inÃcio da infância. No Brasil existem casos de adultos que, na faixa etária dos 50 anos, foram diagnosticados com autismo, por exemplo. “Atualmente observamos muitos casos onde alguns pacientes são diagnosticados de forma tardia”, revela a Psicóloga ClÃnica Especialista em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual, Alessandra Santos. “Como forma de tratamento trabalhamos com Ciência ABA, sigla para Applied Behavior Analysi (Análise do Comportamento Aplicada) que é um método de intervenção e ensino”, explica.
Ainda segundo a profissional, o Autismo pode apresentar até três nÃveis, classificados conforme o nÃvel de suporte necessário. “O NÃvel 1 requer suporte, o NÃvel 2 requer suporte grande e o NÃvel 3 requer suporte intenso”, acrescenta.
Já sobre o diagnóstico do Autismo, a Psicóloga explica que é necessário realizar um rastreamento para posteriormente aplicar uma avaliação de forma bem abrangente por meio de protocolos especÃficos, os quais são aplicados de forma lúdica. O diagnóstico de Autismo pode ser feito antes dos dois anos de idade.