CAMINHONEIRO: MELHORE SUA QUALIDADE DE VIDA NA ESTRADA COM SIMPLES AES

CAMINHONEIRO: MELHORE SUA QUALIDADE DE VIDA NA ESTRADA COM SIMPLES AÇÕES

23 de Abril de 2021

Quem pensa que a vida na estrada se resume a girar a chave, acelerar, dirigir com cuidado e curtir as paisagens estrada afora, está enganado. Esta profissão extremamente importante à economia nacional exige habilidade, técnica, perícia, atenção, vocação e muita preparação, pois as longas jornadas entre partidas e destinos são repletas de desafios e dificuldades. Dias longe de casa, estradas nem sempre em perfeitas condições, roubos de cargas, horas na mesma posição e problemas mecânicos são apenas alguns dos exemplos do cotidiano do caminhoneiro.

 

Estar apto para enfrentar estes e tantos outros desafios na estrada exige disciplina e muita preparação para que nenhum contratempo tome uma proporção que possa inviabilizar a continuidade da viagem, seja por causa do veículo, seja pela saúde de seu condutor, seja por fatores externos. A qualidade de vida do caminhoneiro é assunto primordial nesta profissão, pois contempla ações do próprio condutor para que seu bem-estar seja assegurado tanto na viagem quanto nos períodos de descanso.

 

  • Como está a tecnologia na cabine de seu caminhão?

São inúmeras as tecnologias possíveis de serem incorporadas ao veículo que vão representar ganhos significativos ao bem-estar do profissional, proporcionando conforto e segurança para pequenos ou longos trajetos. Há opções de assentos ergonômicos ou de acessórios para estes assentos que vão ajudar na postura do profissional. Não menos importantes são os softwares de controle da velocidade do caminhão, baseados nas condições da pista, que podem facilitar muito a vida do caminhoneiro, assim como o computador de bordo. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) também é item valioso para este propósito, pois quanto maior o porte dos veículos e a carga transportada, mais importantes é para redução dos riscos de derrapagem e capotamentos.

 

  • E a sua saúde física, como está?

Horas e horas dentro da cabine fazem o cansaço e o desgaste ser inevitável. Para amenizar esta questão, não basta ir ao médico periodicamente. Há ações muito importantes para evitar problemas físicos e garantir uma maior qualidade de vida. Durante as viagens, a ideia é investir nos alongamentos a cada parada. Por mais simples que possam parecer, vão agregar muito à saúde física do condutor. O mesmo vale para a alimentação, que por ser longe do conforto de casa, por vezes é deixada de lado. Muita água e frutas, aliadas aos cuidados com evitar o lanchinho improvisado (aquele super gorduroso e calórico), podem significar uma direção com maior concentração e, a longo prazo, impactar positivamente na saúde do caminhoneiro. A qualidade e o tempo suficientes de sono também não devem ser desconsiderados. Mas precisamos lembrar também que nas folgas não dá para relaxar e as atividades físicas devem ser parte da vida do profissional da estrada.

 

  • Está cuidando de sua mente?

Assim como um corpo são é importante, uma mente sã também é. Estar concentrado na missão de dirigir com atenção evita acidentes e, para isso, é preciso entender que alguns hábitos são importantes. Ter a certeza de estar indo para a estrada com a documentação completa e em dia evita preocupações. Conhecer bem o trajeto ou ao menos se informar o máximo possível sobre ele também deixa a cabeça livre para somente dirigir. Ao parar para descansar, evitar os aparelhos eletrônicos também é importante, pois se antes de dormir eles atrapalham, durante o sono as notificações também podem impedir uma noite tranquila. Notificações silenciadas, um bom livro, um lugar escuro e o máximo silencioso vão te ajudar a dormir e acordar bem. Preze por isso sempre que for possível.

 

  • E a coluna, como vai?

Boa postura hoje é sinônimo de boa postura amanhã. Quando a coluna começa a ficar tortinha, a luta é muito grande. Então, que tal evitar este sofrimento? São horas, dias e meses na posição sentada que, se não for correta, acarretará prejuízos irreversíveis à saúde física do profissional da estrada. Nunca deixe de se posicionar frente ao volante, sempre com os braços e pernas parcialmente dobrados e costas apoiadas no encosto, num ângulo próximo a 90 graus. Estenda o braço na direção do volante e se seu pulso tocar no alto dele com facilidade, a posição está correta. Ao sentir qualquer desconforto, desconfie que está fazendo algo errado e busque mais informações sobre ergonomia na direção.