ENTENDA A IMPORTNCIA DAS CERTIFICAES NOS TRANSPORTES

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES NOS TRANSPORTES

12 de Junho de 2022

Por que é importante transportar com uma empresa certificada?

Para uma transportadora as certificações para o transporte de cargas são muito importantes, pois comprovam as competências da mesma perante as variedades de cargas.

Cada certificação é uma conquista, pois é concedida por um órgão auditorlicenciado que promove uma auditoria minuciosa. As certificações são emitidas por organizações licenciadas para avaliação  e homologação, assim garantindo um padrão de trabalho. Para que as empresas conquistem as certificações existe todo um trabalho cultural, onde treinamentos fazem parte e alinham os conhecimentos e interesses, para que todos saibam os procedimentos e normativas.

Vamos elencar alguns certificados necessários para o segmento de transporte, para assim compreenderem a importância.

RNTRC / ANTT

O Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas é um certificado emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, exigido desde 12 de março de 2009,baseado na resolução N° 3056. Esse documento garante à transportadora a permissão para exercer as atividades de transporte terrestre dentro do território nacional, assim como aos profissionais e empresas que trabalham com transporte mediante serviço de terceiros ou por remuneração.

Toda e qualquer empresa que tiver irregularidades nos registros e que não possui o  certificado da RNTRC fica impossibilitada de realizar transportes. Estando sujeitoa multas e sanções.

SASSMAQ

É o Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. Essa certificação não chega ser obrigatória, mas demonstra como a empresa se comporta referente o transporte de produtos químicos, assim criando um diferencial para quem cumpre as normativas que regem o certificado.

Esse certificado não é obrigatório, mas a maioria das indústrias químicas buscam transportadores com essa certificação, para garantir assim as boas práticas nas operações logísticas no transporte dos químicos, sendo um padrão que garante prevenção e preservação do meio ambiente.

O combate ao uso de álcool, cigarro e drogas faz parte das exigências. As empresas certificadas visam a saúde dos colaboradores, incluindo exames periódicos, controle da jornada de trabalho, isso demonstra um comprometimento da empresa para com sua equipe.

Outro item importante é que a certificação não é somente sobre uma listagem, mas sobre o trabalho de melhorias contínuas necessárias para as empresas de transporte.

Essa certificação vem ao encontro de cuidados com meio ambiente e boas práticas para transporte de químicos, por isso, as indústrias buscam por agentes de transporte que possuam tal certificação.

GMP+

Certificação internacional, de origem Holandesa, surgiu em 1992 e foi adotada pela indústria de alimentos em resposta a incidentes que sofreram com contaminação de matéria prima para rações.

Portanto, empresas que possuem esse tipo de certificação garantem uma padronização no transporte, além de cuidados de prevenção contra contaminação. Este certificado não chega a ser obrigatório, mas é um diferencial num sistema de qualidade internacional, que permite atender empresas com padrões e cuidados.

Esses são alguns dos mais importantes certificados exigidos pelas empresas e indústrias que necessitam do transporte de cargas terrestres e a conquista dos mesmos, conferem à empresa certificadauma padronização nos processos de trabalho, qualidade e segurança para quem contrata o serviço.

Transportadoras que apresentam os certificados demonstram ter um cuidado maior no controle do transporte, oferecendo qualidade no serviço de carga, descarga e transporte, assegurando que não haja contaminação de carga e que o motorista responsável esteja em pleno estado de saúde física e receba acompanhamento médico necessário para exercer a função.

Indiferente da sua área de operação, opte por transportadoras capazes de cumprir prazos, que sigam diretrizes confiáveis de trabalho e  segurança e que sejam capazes de garantir qualidade em todas as etapas do transporte.