Mito ou verdade? Histórias criadas com os medicamentos

Mito ou verdade? Histórias criadas com os medicamentos

04 de Abril de 2024

Iniciamos o mês de abril, e com ele a tradição de ‘celebrar’ o Dia da Mentira. 1º de abril carrega muitos mitos sobre uma diversidade de coisas. Agora você vai conferir alguns mitos sobre medicamentos, e desmistificar muitas histórias criadas em torno deles.

Com base em informações fornecidas pelas farmacêuticas Marina Rossetto – CRF 11924 e Mariana Zanetti – CRF 591287, confira os medicamentos que passam por uma série de questionamentos na grande maioria das vezes em que são utilizados.

1º: MEDICAMENTOS GENÉRICOS: Julgados e que mais recebem olhares ofensivos, os medicamentos genéricos são encontrados nas farmácias com um valor bem mais em conta que o medicamento referência. Os medicamentos genéricos contêm o mesmo princípio ativo, a mesma dosagem e também a eficácia e segurança do medicamento referência. A tarja amarela é que identifica ao consumidor que o medicamento é genérico. Possuem um preço menor, pois não precisam de investimento em pesquisa para a fabricação.

2º: MEDICAMENTOS VENCIDOS: Afinal posso ou não posso ingerir medicamentos vencidos? Quando vencido, o medicamento pode sofrer alterações em sua composição química após o período de validade, levando a efeitos colaterais indesejados ou reações alérgicas. Portanto, é importante nunca tomar medicamentos vencidos.

3º: INJEÇÃO É MAIS EFICIENTE? Sim. A injeção possui eficiência maior. No caso da injeção intravenosa, a absorção é praticamente completa. Isso é bem mais eficiente do que a ingerir por via oral, já que o remédio ingerido pela boca tem sua absorção prejudicada pelo metabolismo, ao passar pelo intestino e pelo fígado.

4º: MEDICAMENTOS EM JEJUM FAZEM MAL AO ESTÔMAGO? Sim. Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio, como por exemplo anti-inflamatório e antibiótico, podendo levar a irritabilidade do tecido que forma a mucosa do estômago. Por isso, se ingeridos durante o processo de digestão, eles se misturam com a comida e o contato com a mucosa é mínimo.

Você já sabia dessas informações? Achou relevante? Então compartilha com seus amigos e familiares, e vamos manter a saúde sempre em dia e sem mentirinhas.