PNEU LISO OU BORRACHUDO?

PNEU LISO OU BORRACHUDO?

17 de Junho de 2022

Pneu liso ou borrachudo?

Assim como na fórmula 1, existem diferenças de desempenho entre os pneuspara pista seca e pista molhada.

Para acabar com a dúvida na hora de escolher, leve em conta o tipo de estrada que o pneu irá percorrer para assim definir o tipo que atende as necessidades do veículo e respeita o nível de segurança no trânsito.

BORRACHUDOS

A linha de pneus borrachudos é um diferencial para caminhões, pois apresenta melhor desempenho na tração, já que possui sulcos mais largos e os gomosaltos, com maior densidade,dando firmeza ao veículopara começar a rodar.

Indicado para quem trafega em trajetos com pedras, terra e buracos e terrenos irregulares.

LISOS

Indicado para cenários de transporte em que são encarados longos trechos pavimentados, acaba sendo mais durável e oferece melhor desempenho.

Este pneu deve ser utilizado em situações não tão severas, que não exija tantas manobras, aceleração, frenagem, seguindo viagem, na maior parte do tempo, em trajetos com asfalto.

Lembrando que, dentro da categoria de pneu liso temos ainda pneus específicos para uma linha mais urbana, que atende super bem o perfil de entregas devido as recorrentes manobras, frenagem e aceleração, ideal para transportadoras de encomendas em perímetros urbanos.

OPINIÕES

Embora, opiniões sobre pneus e consumo dividamprofissionaisentre o quesito pneu liso ou borrachudo,para o consumomenor de combustível, durante a tração, numa questão todos concordam: balanceamento e geometria são essenciais.

.A exemplo do carro de passeio que quando está desalinhado acaba fazendo mais força, aumentando a média de consumo do veículo, nos caminhões o desgaste é equivalente.

Quando desgastados, calibrados de forma errada e/ou fora das especificações, os pneus tendem a comprometer a estabilidade do veículo e o acerto dinâmico. Além disso, pneus em péssimo estado de conservação é uma infração de trânsito passível de multa prevista no Código Brasileiro de Trânsito. 

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você? Deixa seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que  gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos  que vão gostar de ler também!