TIPOS DE CARROCERIA DE CAMINHÃO - BITREM BASCULANTE

TIPOS DE CARROCERIA DE CAMINHÃO - BITREM BASCULANTE

07 de Fevereiro de 2023

Um caminhão bitrem basculante é um tipo de veículo pesado utilizado para transportar cargas. O termo "bitrem" refere-se a um caminhão com dois semirreboques acoplados, enquanto "basculante" se refere ao sistema de basculamento da carroceria, que permite que a carga seja descarregada pelo fundo. Esse tipo de caminhão é usado para transportar materiais volumosos e/ou pesados, como areia, pedra, entre outros. É comum em aplicações de construção e mineração.
 
Bitrens tradicionais são compostos por sete eixos, sendo o trator um cavalo mecânico tipo 6X4 e mais dois semirreboques, cada um com dois eixos. O limite de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) varia de país para país, sendo de 57 toneladas no Brasil, com capacidade de carga útil de 38 a 40 toneladas, dependendo do peso do veículo. O comprimento é limitado entre 17,50 e 19,80 metros para circulação sem precisar de Autorização Especial de Trânsito (AET).
 
Já os bitrens de nove eixos precisam ser tracionados por uma unidade tratora do tipo 6X4 e podem ter até três eixos em cada semi-reboque. No Brasil, o limite de PBTC é de 74 toneladas e o comprimento é de 25 a 30 metros. Antes da Resolução 211 entrar em vigor, não havia regulamentação para bitrens de nove eixos, resultando em apenas 89 unidades licenciadas durante o período da Resolução 68/98. A entrada da Resolução 211 trouxe regulamentação para essa configuração. A capacidade de carga dos bitrens de nove eixos é equivalente aos rodotrens de nove eixos, mas eles são mais estáveis, especialmente em vias mal pavimentadas. Para circular nessa configuração é necessário portar a AET.
 
 
Â