LIBERADO 4º EIXO! RESOLUÇÃO 882

LIBERADO 4º EIXO! RESOLUÇÃO 882

16 de Março de 2022

Resolução 882 que entrou em vigor à partir de 13/12/21, foram concebidas algumas mudanças que causam grande impacto no segmento do transporte de cargas.
As restrições estabelecidas pelo CONTRAN passam a ser definidas agora pela superintendência da PRF de cada estado, assim sendo removida a restrição geral e dando autonomia à PRF de cada estado desde que solicitem restrição, caso contrário estará liberado.
– Libera caminhões acima de 2012 na configuração de 6×2 para roda com bitrem 2×2
– A carreta 4º eixo, que possui 3 eixos LS assim sendo o 4º eixo afastado.
“f) PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com quatro eixos, sendo um conjunto de eixos traseiros em tandem triplo e um eixo dele distanciado, com comprimento total igual ou superior a 17,5 m: 58,5 t;”

 

“§ 2º Nas CVC com PBTC até 58,5 t, o caminhão-trator poderá ser de tração simples (4×2 ou 6×2).”
Benefícios do 4º eixo
O eixo é auxiliar destinado a aumentar a capacidade de carga do caminhão dentro do permitido pela legislação vigente, com este aumento pode-se potencializar o rendimento do frete, ainda apresenta ótimo recurso para rodagem pela distribuição de peso e ainda impacta no momento de manobra. Existem estudos que estimam 7% de economia em consumo do diesel.
Além de maior segurança pela aderência do equipamento em trânsito serve perfeitamente para implemento caçamba, graneleiro e tanque. Após ser adquirido o 4º o veículo deve ser inspecionado por inmetro e uma ITL(Instituição Técnica Licenciada) emitido um CSV(Certificado de Segurança Veicular) e depois apresentado ao Detran de onde o veículo esta registrado, estando tudo correto será emitido um CRLV(Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
 
 
A carreta quarto eixo foi concebido pelo Sr. Dirceo Sironi em 2009 quando iniciou os testes da carreta. No descritivo do projeto da carreta 4º eixo consta distância entre eixos de 2,42m com bolsas pneumáticas para levanto do eixo, com eixo manga que auxilia no giro semelhante o eixo frontal, auxilio na manobra traseira. Podendo quando carregado utilizar caso retorne vazio poder suspender assim não sendo cobrado no pedágio.

Â